< Voltar

Saiba qual a importância da manutenção preventiva para o aumento da vida útil dos cilindros hidráulicos

O cuidado e manutenção preventiva é a ação ideal pela preservação de peças e sistemas. Com os cilindros hidráulicos não seria diferente. Afinal, monitorar as possíveis falhas faz com que se evite que ocorra um problema maior e imprevisível, aumentando a vida útil da peça ou sistema.

Neste sentido, reconhecer e colocar em prática esta postura é uma medida de cuidado. Saiba, portanto, qual a importância da manutenção preventiva para o aumento da vida útil dos cilindros hidráulicos!

Cilindros: definição e desempenho


Também conhecido como atuador pneumático linear, o cilindro pneumático é a peça responsável pela movimentação das partes móveis nos processos de automatização/automação. Além disso, são elas que são responsáveis também pela aplicação de força nestes sistemas. Assim, de maneira geral é possível afirmar que os cilindros são os músculos das máquinas.


O cilindro pneumático é formado por um pistão e uma haste que se move dentro de uma câmara fechada. Nele, o ar comprimido é enviado para a câmara que fica abaixo do pistão. Depois disso, o ar pressurizado se expande e exerce força contra a base do pistão, empurrando-o para cima.


Os cilindros possuem uma vida útil mínima, de acordo com o número mínimo de manobras que o mecanismo deverá desempenhar até a sua deterioração. Todavia, algumas partes devem ser analisadas de forma cautelosa. Camisa, haste e as vedações são algumas que requerem maior atenção. Outro aspecto relevante é a respeito dos fluidos. São eles que, quando contaminados, são responsáveis por 80% dos problemas dos sistemas, impactando em problemas nos outros equipamentos. A análise constante da peça é, portanto, fundamental para evitar problemas maiores. 


A importância da manutenção preventiva para os cilindros


A manutenção preventiva se dá no acompanhamento dos equipamentos por meio da coleta de dados via monitoramento ou inspeções. Desta forma, com as informações obtidas é possível interpretar essas informações para a tomada de medidas assertivas. 


A manutenção visa a preservação para maior durabilidade ou vida útil da peça, ainda que a médio prazo cada vez seja mais necessário realizar a troca de componentes. Todavia, de maneira geral, realizar as manutenções antes que ocorram determinados problemas ainda é o ideal, pois garante também a produtividade do equipamento. 


Entre alguns benefícios da manutenção preventiva, os principais são:


  • Aumento da vida útil do equipamento ou máquina e a confiabilidade;
  • Funcionamento adequado e redução em falhas durante a operação;
  • Redução de custos com reparos e por problemas inesperados;
  • Eliminar a chance de desmontagem desnecessária;
  • Reduzir as paradas de emergência; e
  • Determinar previamente interrupções de fabricação.


Todavia, para as inevitáveis manutenções que, sem dúvida, irão ocorrer, é importante contar com uma empresa cujo trabalho seja sério, de credibilidade e transmita confiança. A prestadora de serviço deve, por sua vez, apresentar certificações, enquanto revendedora ou distribuidora, além do histórico de um bom atendimento.


A Hidromas fornece cilindros hidráulicos de excelente qualidade e por isso reconhecidos neste mercado dentro e fora do Brasil há mais de 40 anos. Contate nossa equipe para saber de que forma podemos te auxiliar!