< Voltar

O risco de adquirir peças de reposição de locais sem procedência

Aliar qualidade com acessibilidade é uma tarefa comum nos diferentes segmentos da indústria. Seja pela confiança no fornecedor ou mesmo custo com determinado produto, cada vez é mais comum a busca por peças de reposição.

E, ainda que as marcas priorizem o trabalho com peças novas, geralmente vendidas por empresas autorizadas, há também a venda de peças usadas. Essas últimas são oferecidas caso o cliente não queira comprar um componente novo. Assim, ele é direcionado para um ponto de assistência técnica autorizada, para que seja avaliado o serviço dentro das normas adequadas.

Alguns cuidados, portanto, precisam ser tomados. Neste sentido, o presente texto aborda o risco de adquirir peças de reposição de locais sem procedência e busca trazer algumas orientações importantes sobre o tema. Confira!

A reutilização de peças


As peças do cilindro podem ser, sim, reutilizadas, mas apenas para os componentes como camisa e hastes. E para isso, é necessário um laudo técnico de um autorizado. Este laudo é emitido sempre pela marca fabricante ou um autorizado. Para vedações não é recomendado reutilizar. 


Esse controle é fundamental para evitar riscos comumente oferecidos por produtos sem procedência garantida, como:


  • Qualidade inferior do produto, podendo acarretar uma parada no equipamento, ocasionando assim uma perda de produção para o cliente;
  • Risco de acidente devido a uma peça inadequada; e
  • “O barato pode custar caro”, pois comprando uma peça sem procedência, quando o cliente necessitar de assistência técnica, provavelmente não terá auxílio.


Além disso, marcas sérias que contam com toda uma rede de trabalho autorizada dispõe de diferenciais positivos para seus clientes, como na Hidromas. A marca dispõe de aproximadamente 52 pontos espalhados pelo Brasil, para dar o suporte necessário em todo o território nacional.


Desta forma, é de extrema importância estar atento às marcas, e verificar suas distribuidoras autorizadas para ter certeza de que o local ou vendedor que está atendendo é de uma rede autorizada, para garantir a compra de um produto de qualidade e com a especificação correta.


A Hidromas mantém atualizada em seu site a relação completa dos pontos de assistência técnica autorizada e de representantes de vendas. Acesse


Além disso, faz algumas recomendações em relação a frequência ideal de manutenção preventiva para evitar maior desgaste ou prejuízos dos cilindros. Veja!


Dicas e orientações sobre a manutenção


Troca dos filtros de óleo: Em equipamentos que operam na extração de minérios, a recomendação é fazer a troca do filtro a cada 06 meses ou a cada 1800 horas de operação do equipamento. 


Troca do filtro de ar: É recomendado que seja feita troca a cada 06 meses ou a cada 2000 horas de operação do equipamento. 


Troca do óleo hidráulico e limpeza do tanque: Aqui, o ideal é que essa manutenção ocorra anualmente ou a cada 3600 horas de operação do equipamento. O nível de contaminação do ar onde trabalha o sistema hidráulico, quantidade de horas diárias de trabalho, jornada diária de trabalho, temperatura ambiente, temperatura de trabalho do sistema hidráulico entre outros fatores impactam diretamente na vida útil e necessidade de troca deste óleo.


Reaperto das porcas de fixação da bomba e conexões hidráulicas: O torque deve ser de 85 N.m. para Kits Hidromas. A recomendação é que se verifique e aperte as conexões e adaptadores do sistema hidráulico a cada 30 dias. Isso pode evitar possíveis vazamentos.


Troca de reparos: A troca de reparo da bomba e do cilindro telescópico depende do respectivo uso. De um modo geral, é recomendada a troca a cada 15.000 ciclos de trabalho, quando não forem registradas falhas que levem à troca antecipada. Fatores como temperatura ambiente, nível de contaminação do óleo e do ar ambiente, tempo do ciclo da operação de basculamento, número de ciclos de basculamento, quantidade de horas trabalhadas por dia, entre outros, também influenciam nesta manutenção. 


A Hidromas possui também outras informações relevantes para o cuidado com os produtos adquiridos, pelo bom funcionamento dos equipamentos. Em caso de dúvidas, contate a nossa equipe! Será um prazer poder te ajudar!