< Voltar

Entenda o que causa e como evitar as principais falhas dos cilindros hidráulicos da linha rodoviária

O cilindro é uma peça fundamental no maquinário hidráulico. Afinal, reduz a força física executada por máquinas por meio de energia potencial hidráulica. Assim, tratam-se de peças muito importantes para o funcionamento dos sistemas de articulação de máquinas.

Desta forma, integram diferentes setores, por isso, o cuidado e manutenção com o componente são fundamentais para a garantia de uma maior vida útil e eficácia no desempenho. Entenda, portanto, o que causa e como evitar as principais falhas dos cilindros hidráulicos da linha rodoviária!

Problemas comuns em cilindros hidráulicos


Quando o assunto é cilindro hidráulico, é importante estar atento aos principais problemas que as peças podem vir a apresentar. Afinal, esta atenção influencia muito e diretamente no desempenho e vida útil desta peça para a operação de todo o sistema. Assim, dentre as principais falhas detectadas estão:


  • vazamento proveniente de danos em hastes, como riscos ou batidas, ou mesmo problema nas vedações, geradas por impurezas no óleo; e


  • deformação das hastes, como o estufamento ou entortamento das mesmas, causadas por sobrecarga do equipamento, sistema hidráulico e cilindro mal regulados ou mal dimensionados e operação do equipamento em condições inadequadas.


Sobre a maneira como estas falhas se apresentam, os sinalizadores podem ser observados sem dificuldades. No caso de vazamentos da peça, por exemplo, eles são detectados pelo surgimento de óleo em excesso e frequente onde antes não ocorria ou era verificado.


Desta maneira, vazamentos na região frontal exigem uma avaliação minuciosa na superfície cromada das hastes para busca de defeitos como risco ou batida. O vazamento também pode ocorrer pela parte do fundo, o que sugere problemas nas vedações. Neste caso, a causa pode ser um desgaste natural pelo tempo de uso ou ainda um defeito causado por impurezas.


Outro aspecto de bastante relevância diz respeito às deformações em hastes. Aqui, as falhas são identificadas pelo mau funcionamento do cilindros, podendo inclusive impossibilitar a abertura ou mesmo o fechamento. 


Veja como evitar problemas em cilindros hidráulicos


Com o impacto causado pelos danos em cilindros hidráulicos no funcionamento das máquinas, é importante atentar para cuidados preventivos. Assim, para além da manutenção preventiva feita dentro dos períodos recomendados, cabe como cuidado:


  • Utilizar óleo hidráulico recomendado;
  • Evitar quaisquer contatos e batidas na superfície das hastes;
  • Respeitar as recomendações de basculamento;
  • Não alterar regulagem de válvulas de alívio; e
  • Não carregar equipamento com peso que exceda a capacidade especificada pelo fabricante.


Estas medidas colaboram para evitar um conserto ou manutenção das peças. Mas, se for necessário uma maior intervenção, o ideal é entrar em contato com a fábrica ou fornecedor representante para corrigir o procedimento de manutenção, para tomar as medidas mais adequadas. 


Manutenção preventiva como aliada para preservação dos cilindros hidráulicos


A manutenção preventiva é fundamental para longevidade dos cilindros hidráulicos,bem como garantia de um desempenho eficiente dos mesmos. Desta maneira, ações, como troca de filtro, são fundamentais para estas peças. 


Além disso, é recomendada a lubrificação de pinos como uma das medidas de cuidado eficientes para os cilindros. E, por fim, realizar a substituição de conjunto de partes para reparos aumenta significativamente a vida útil do equipamento. 


Busque parceiros e fornecedores de credibilidade e confiança no segmento


Tão importante quanto manter a atenção e cuidado com as peças, é realizar a manutenção de forma preventiva. Dentro disso, é fundamental sempre respeitar e seguir as normas indicadas nos manuais, tanto do fabricante do cilindro quanto do responsável pelo implemento. 


Todavia, contar com a parceria de empresas sérias e com credibilidade neste mercado é uma das medidas imprescindíveis para evitar problemas desnecessários ou mesmo falta de qualidade nos produtos adquiridos.


A Hidromas atua há mais de 40 anos neste segmento e pode te auxiliar com fornecimento de produtos de ponta e manutenção garantida dentro e fora do País. Conheça o nosso trabalho!