< Voltar

Caminhão basculante: confira as novas regras de segurança para o setor

Caminhão basculante: confira as novas regras de segurança para o setor

O setor de transporte de cargas é exigente e requer muita atenção sobre as normas de regulamentação. É isso que o mantém seguro para quem trabalha ou depende indiretamente dele. E com vista em torná-lo ainda mais desenvolvido, novas regras vêm sendo implementadas.

 

Neste texto você vai ver as novas regras para o caminhão basculante para poder se atualizar e se manter em segurança para essa rotina. Confira!


Veja quais são as novas regras para caminhão basculante


O basculamento realizado pelo caminhão é considerado um processo de alto risco no setor de transporte, já que exige total atenção de todos os envolvidos. E por se tratarem de veículos particularmente perigosos, os basculantes serão submetidos às novas regras com vista na redução de fatalidades, danos físicos e prejuízos materiais.

 

Assim, já estão em vigor as normas para caminhão basculante, de acordo com a resolução nº 859 de Julho de 2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Elas devem tornar mais rígidas as regras que orientam este setor, além de estimular o uso de tecnologia aplicada.

 

O movimento visa, portanto, eliminar acidentes, fatais ou não, além de prejuízos provocados por falhas técnicas ou humanas, por meio do aumento da consciência sobre o tema. Confira os principais pontos publicados no Diário Oficial da União.


Sistemas de segurança


De acordo com a lei, é obrigatório para todos os caminhões basculantes sejam equipados com pelo menos dois sistemas, os chamados dispositivos de segurança primário e secundário, para poderem circular.

 

Enquanto o primeiro impede o acionamento acidental da tomada de basculamento, o segundo consiste na instalação de alertas visuais e sonoros dentro da cabine, que servirão, exclusivamente, para notificar o condutor sobre o acionamento da tomada. Além disso, ele também informa sobre a posição da caixa de carga.

 

A resolução também menciona um sistema terciário, que visa o controle eletrônico da velocidade do veículo, impedindo que este alcance mais de 10 km/h com a tomada de basculamento ligada. Este, no entanto, é opcional.


Adoção da medida e adaptação dos veículos


Todos os caminhões basculantes fabricados até a data da resolução (02/08/21) precisam se adaptar a esta medida. Caminhões com final de placa ímpar têm até o final de 2023 para isso, enquanto aqueles que possuem placas com final par têm até o início de 2024 para se ajustarem.


Fornecimento do manual de operação


Ainda de acordo com a atualização, todo basculante fabricado após agosto de 2021 deverá apresentar as especificações sobre esses sistemas e seu fabricante em sua nota fiscal. Já para quem instala esses recursos depois da aquisição, o implementador deverá fornecer o manual do basculamento, com descrição dos sistemas e de seus funcionamentos.


Atualize-se para manter seu caminhão basculante dentro das normas e seguro


Além de evitar acidentes que coloquem a saúde do condutor em risco, as recentes normas implementadas garantem a proteção de toda a equipe envolvida, vida útil dos equipamentos e eficiência dos negócios.

 

Ademais, a resolução deixa nítida a necessidade do cumprimento das normas para regularização do veículo, como forma de evitar penalidades, como as financeiras, dos artigos 169, 230 (incisos VII, IX e X) e 237 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

De maneira geral, estar atento à regulamentação de trânsito e das particularidades do setor de fretamento é fundamental para garantir a segurança de todos que são, direta ou indiretamente, impactados.

 

Aqui na Hidromas, prezamos pelas boas práticas e estamos à disposição para te auxiliar na manutenção de seus equipamentos. Conte conosco. E, se precisar, contate a nossa equipe!