< Back

Saiba qual a importância de uma bomba hidráulica de qualidade para o bom funcionamento de um basculante

Saiba qual a importância de uma bomba hidráulica de qualidade para o bom funcionamento de um basculante

A bomba hidráulica desempenha uma função fundamental, já que garante o fornecimento de energia necessária para o funcionamento de diferentes tipos de sistemas hidráulicos. 




Ela tem o objetivo de movimentar atuadores hidráulicos, por isso força a circulação a alta pressão de um fluido, por meio das tubulações deste tipo de sistema. Estes atuadores são, na maioria dos casos, cilindros ou motores hidráulicos. 




Manter seu desempenho alto e eficiente é, portanto, uma forma de preservar seu funcionamento da melhor forma. Por isso a atenção com a qualidade dos produtos adquiridos e a manutenção preventiva das peças é tão defendida pelas marcas sérias deste segmento. 




Neste sentido, o presente texto vai abordar a importância de uma bomba hidráulica de qualidade para o bom funcionamento de um basculante. Confira!




Bomba hidráulica: compreenda sua função 




A função da bomba hidráulica é de transformar energia mecânica proveniente de um motor de acionamento em energia hidráulica. Assim, conhecer detalhes de vazão, pressão e outros parâmetros de dimensionamento e funcionamento do circuito darão uma maior compreensão na hora de escolher a bomba hidráulica ideal para o seu sistema. 




Afinal, estes são pontos que determinam o desgaste ou problemas cruciais que podem vir a prejudicar o desempenho da bomba. Ou seja, sua eficiência é determinada pela relação entre a saída da taxa de vazão atual e a saída teórica do fluxo da bomba, ou a potência ou potência e capacidade de resposta do sistema. 




É o próprio projeto da bomba que vai controlar a sua eficiência. Todavia, a capacidade de bombeamento de um fluido também precisa ser observada. Pois é um fator que contribui para a eficiência de energia para o maquinário em operação. Este fato é de extrema importância, principalmente para equipamentos móveis externos onde cargas, condições de trabalho e temperaturas podem variar muito. 




E, se tratando de caminhão com caçamba basculante, os aspectos citados acima, de detalhes de vazão, pressão e outros parâmetros de dimensionamento e funcionamento do circuito são fundamentais na hora de escolher a bomba hidráulica de qualidade para operação do seu sistema.




Uma dica bastante importante para quem precisa adquirir o equipamento é buscar por fabricantes especializados no segmento, com experiência de mercado e reconhecimento do setor. 




Desta forma, é de extrema importância estar atento às marcas, e verificar suas distribuidoras autorizadas para ter certeza de que o local ou vendedor que está atendendo é de uma rede autorizada, para garantir a compra de um produto de qualidade e com a especificação correta.




A Hidromas dispõe de aproximadamente 52 pontos espalhados pelo Brasil, para dar o suporte necessário em todo o território nacional e mantém atualizada em seu site a relação completa dos pontos de assistência técnica autorizada e de representantes de vendas. Acesse!