< Back

Descubra porque a troca dos elementos filtrantes é fundamental para aumentar a vida útil do seu sistema hidráulico

Descubra porque a troca dos elementos filtrantes é fundamental para aumentar a vida útil do seu sistema hidráulico

Se os componentes apresentam uma longa vida útil e um funcionamento eficaz e eficiente, o sistema hidráulico opera de forma estável e constante. Suportando, portanto, altas forças e diferentes velocidades por um longo tempo. E é por isso que sua operação tende a ser mais precisa.

 

Mas para isso, o cuidado com os filtros e demais elementos filtrantes é fundamental. Afinal, eles impactam diretamente no desempenho do motor e podem causar danos permanentes em peças de alto valor agregado.

 

Neste sentido, vamos abordar porque a troca dos elementos filtrantes é fundamental para aumentar a vida útil do seu sistema hidráulico. Confira!

 

Sistema hidráulico e demais componentes

 

O sistema hidráulico é composto por vários elementos: bombas, motores, válvulas direcionais, tubulações, limitadores de pressão, reservatório e os filtros, responsáveis por evitar que os fluidos sejam contaminados. A contaminação de fluidos acarreta em cerca de 80% das falhas em componentes do sistema hidráulico.

 

Entre os principais problemas, estão: quebra das bombas; travamento ou desgaste das válvulas; retardo na comutação; imprecisão dos movimentos; variação da viscosidade; envelhecimento prematuro de fluidos; surgimento de sulcos e riscos. Além dos riscos à saúde de quem trabalha diretamente com este tipo de sistema.

 

A importância dos filtros e do sistema de filtragem

 

Diante disso, é possível afirmar o quão importante é a filtragem para eliminar o máximo de substâncias danosas existentes. E como essa contaminação ocorre, muitas vezes, por conta da exposição dos componentes, inclusive por situações de manutenção, é indicado que não se troquem apenas os fluidos, mas os filtros também.

 

Dentre os contaminantes dos filtros estão: partículas em suspensão, resíduos gerados pelo desgaste de metais, e até mesmo água, já que interfere na densidade e na viscosidade do fluido hidráulico.

 

Os filtros, portanto, barram e, consequentemente, eliminam até 99,9% de elementos contaminantes. Isso contribui consideravelmente para o aumento da vida útil dos equipamentos e minimiza desgastes, o que diminui a necessidade de reposição de peças e componentes. Além disso, como já dito anteriormente, contribuem para o aumento da vida útil dos equipamentos, o que significa menor preocupação em relação a gastos com manutenção.

 

Tipos de filtros para filtragem hidráulica

 

Para a filtragem hidráulica há uma classificação com quatro tipos de filtros, com diferentes dimensionamentos e funcionalidades. Veja!

 

Filtros de sucção: ficam localizados na parte anterior à conexão da entrada da bomba para proteger da contaminação de fluido.

 

Filtro de pressão: filtram os óleos que estão sob pressão na parte interna antes de serem utilizados pelo sistema, protegendo todos os componentes que são sensíveis pela filtragem.

 

Filtro de retorno: retiram a contaminação gerada por componentes do equipamento e também os contaminantes externos. Aqui eles são, na maioria das vezes, em dupla e a filtragem hidráulica é feita de modo contínuo.

 

Filtro off-line: este opera de forma independente do sistema hidráulico principal dos equipamentos e funciona em um ciclo contínuo. Nele, seu fluido é bombeado para fora do reservatório e depois retorna para ele.

 

Desta forma, ficam nítidos os benefícios da filtragem hidráulica para o bom desempenho do equipamento, o que reflete no funcionamento geral do sistema. Ficou com alguma dúvida? Acione a Hidromas! Temos excelentes soluções para basculamento e uma equipe técnica especializada e disposta a te orientar.