< Back

Como treinar sua equipe sobre cuidados e reparos do seu equipamento hidráulico?

Como treinar sua equipe sobre cuidados e reparos do seu equipamento hidráulico?

Quem trabalha com equipamentos hidráulicos sabe o quão importante é ter cuidado e realizar reparos necessários. Além da garantia da saúde do equipamento, estes gestos mantêm eficiente o trabalho de equipe. Neste sentido, é de extrema importância que a equipe, por sua vez, também esteja devidamente capacitada para realizar estas funções.

 

Afinal, essa é uma maneira, bem moderna e eficiente, de prevenir acidentes e problemas com os colaboradores nas máquinas e equipamentos. Veja, portanto, como treinar sua equipe sobre cuidados e reparos do seu equipamento hidráulico!

 

A importância do treinamento adequado

 

É de extrema importância que a empresa, ao aplicar o treinamento, dê atenção ao conteúdo que será transmitido à equipe. É preciso fazer um planejamento neste momento para garantir a conexão entre as etapas e aspectos levantados, além de prever exemplos sólidos para uma melhor compreensão de todos.

 

Ademais, considerando que o operador trabalha com equipamentos de alto custo de aquisição e de manutenção, falhas na operação podem implicar em suspensão das atividades. Desta forma, treinar uma equipe com qualidade é garantir um investimento assertivo, evitando prejuízos financeiros que comprometam o cronograma de trabalho.

 

Etapas que otimizam o treinamento

 

●     Defina o objetivo do treinamento

É a partir da definição do que realmente se busca com esse treinamento que é possível elencar as atividades que serão desenvolvidas, bem como os materiais utilizados para este momento. Organizar metas e prever formas de avaliação já podem ser pensados aqui.

 

●     Analise a atividade desempenhada pelo operador

Essa é a etapa que identifica os procedimentos que são executados com falha e como alterar o comportamento do operador. E ainda que trazer dados colabore para a compreensão de todos, nesta fase é muito mais importante focar na observação das ações.

 

●     Mantenha o foco na parte prática

Aqui é preciso reproduzir de fato as possibilidades do contexto diário do trabalho desta equipe. Assim, as atividades devem resgatar as dificuldades e os problemas enfrentados no dia a dia do trabalhador. Situações de erro ou de mau funcionamento da máquina, falhas humanas, e situações de emergência, por exemplo, são de fundamental importância no treinamento para que todos tenham conhecimento delas e busquem juntos alternativas seguras de contorná-las.

 

●     Avaliar é indispensável

Ainda que não se trate de um ambiente escolar, atividades de treinamento podem não obter tanto sucesso caso não seja feita a avaliação dos participantes. Assim, seja por meio de questionários, testes ou provas teóricas, é preciso, sim, mensurar os resultados individuais para, inclusive, comprovar a eficácia do processo e demonstrar o devido valor da ação.

 

E por fim, segue uma listagem de aspectos relevantes que podem auxiliar na montagem da atividade de treinamento da equipe.

 

●     Verifique possíveis vazamentos

●     Fique atento ao apertar porcas

●     Despressurize o sistema

●     Sempre substitua a conexão por outra idêntica

●     Analise o ponto de gotejamento

●     Não utilize mais de uma vez a vedação

●     Lembre-se de proteger o sistema durante o conserto

●     Atente-se a limpeza das extremidades

●     Não mantenha as fontes de chamas próximas ao vazamento

 

Gostaram das dicas? A Hidromas atua há mais de 40 anos no fornecimento de cilindros e demais equipamentos para sistemas hidráulicos e garante manutenção e suporte de qualidade para os parceiros e clientes por meio de suas assistências e revendas. Conte conosco para fazer um trabalho de qualidade você também!