< Back

Cilindros hidráulicos: entenda a importância da vedação e manutenção

Cilindros hidráulicos: entenda a importância da vedação e manutenção

Se máquinas paradas não produzem e sem produção seu negócio é impactado negativamente, a atenção com o funcionamento dos seus sistemas e cuidado com os cilindros hidráulicos é questão de sobrevivência de um negócio.


Logo, conhecer suas partes e funções, como a importância da vedação e manutenção destas peças, é fundamental para que se tome as medidas necessárias para sua preservação, e é disso que esse texto vai tratar. Confira!


O papel do cilindro a importância da vedação


O cilindro é peça fundamental para o funcionamento de um sistema hidráulico, afinal é ele quem vai movimentar com precisão, força e controle de velocidade grandes cargas, que exijam esse desempenho para puxar ou empurrar.


Mas para fazer com que o fluido seja transmitido de um ponto até outro, de forma rápida e funcional, é necessário garantir a vedação do equipamento. 


Uma boa vedação evita o vazamento dos fluidos do sistema hidráulico, garantindo a velocidade constante dos atuadores do sistema, além de conferir bom desempenho com altas pressões, atividade das forças transversais internas e tolerância às temperaturas extremas.


Como se dá a vedação dos cilindros hidráulicos


Os sistemas hidráulicos são vedados por meio de combinações de vedações especializadas entre pistões, raspadoras e hastes. Assim, sua vedação é composta por acoplamentos, anéis raspadores, anéis de vedação (o’rings), coxins, gaxetas, retentores e vedantes especiais.


As categorias de vedações


Vedações dinâmicas são aquelas usadas entre as partes que estão em movimento relativo. Assim, para um sistema de vedação de haste, o movimento recíproco dinâmico da haste e da cabeça do pistão é que é protegido. 


Da mesma forma, o movimento recíproco dinâmico entre o pistão e o orifício do cilindro, apesar de ser outra área, também utiliza vedações dinâmicas.


Já as vedações estáticas são usadas entre componentes fixos. Estas são, portanto, tipicamente empregadas entre o pistão e a haste do pistão, e entre a cabeça e o tubo do furo do cilindro.


Para evitar, portanto, o fluxo de fluido, as vedação de pistões hidráulicos se dão por meio da cabeça do cilindro, favorecendo que ocorra um aumento da pressão em um dos lados do pistão, fazendo com que o cilindro se estenda ou se retraia. 


Os anéis guia, por sua vez, também são um tipo de vedador e têm a função de guiar o pistão e a haste de um cilindro hidráulico e amortecer as forças transversais, evitando o contato entre metais e otimizando o desempenho do sistema de vedação.


Há ainda vedações nomeadas de raspadoras. Estas visam limpar a sujeira, partículas estranhas, os cavacos ou a umidade de hastes de pistão ao mesmo tempo em que se recolhem no cilindro para evitar contaminações.


Problemas comuns por conta de vedações inadequadas


Utilizar vedações inadequadas em seu sistema hidráulico, bem como sua instalação inadequada, podem gerar grandes problemas. Mas ambas podem ser evitadas. Dentre as principais complicações, estão:


● Contaminação do óleo, comumente causada por resíduos externos que entram no sistema devido a má vedação.


● Degradação da vedação por conta das altas temperaturas que é exposta, má instalação ou muita proximidade com a fonte da alta temperatura.


● Perda de velocidade do sistema por questão de vazamentos constantes.


Com isso, é correto afirmar que se os problemas hidráulicos forem diagnosticados com antecedência por meio da constante observação do funcionamento do equipamento e manutenção preventiva serão solucionados com maior facilidade, menor prejuízo e sem prejudicar seu desempenho.


Na Hidromas, as vedações são submetidas a testes em laboratório próprio sob diversas condições de temperatura e pressão para garantir a aprovação de um produto de extrema qualidade para nossos clientes e parceiros. 


Além disso, garantimos também atendimento técnico e especializado, por meio de distribuidoras autorizadas e serviços de assistência. Acesse o nosso site e confira a parceira autorizada mais próxima de você ou contate-nos para saber mais!